Um fotógrafo Popular
Nesta entrevista em vídeo, dividida em 3 partes, falamos com Adair Aguiar, autor das fotos que ilutram o post "Perspectiva(?)".
Adair tem 25 anos. Nasceu e cresceu no Complexo do Alemão. Em 2005, fez um curso de fotografia no instituto Telemar, atual Oi Kabum. Atualmente ele atua em diversos projetos relacionados a fotografia no Observatório de Favelas, como a Agencia Fotográfica Imagens do Povo, e cursa Jornalismo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Um dos aspectos mais interessantes da atuação de Adair e outros "fotógrafos populares" é a constante preocupação em não só produzir material com um olhar diferente sobre a periferia, mas também ensinar a população pobre a utilizar estes métodos para se expressar:
Recentemente Adair fez parte de uma parceria entre diversas associações, como o Observatório de Favelas, o Afroreggae e a Central Única de Favelas (Cufa), chamado Rebelião Cultural. As organizações levaram a presídios do Rio cursos de cinema, fotografia, teatro, e Adair deu aulas no complexo de Bangu, Talavera Bruce (feminino) e outros:
Veja outras imagens de Adair no seu Flickr, e de outros Fotógrafos Populates no site da Agência Fotográfica Imagens do Povo.
Leia também:
Perspectiva(?) - um menino pobre numa favela carioca
Fazendo e Aprendendo - a transformação na vida de jovens
Postar um comentário